top of page
Gabriella R

T1 - Design vs. a extensão dos cinco sentidos

Design, em sua natureza projetual e voltada para o humano, exige uma sensibilidade tal para com os cinco sentidos que conhecemos. A comunicação visual, o sound design, as mídias digitais, todos os campos do design lidam com a digestão de informação e a interação. Seja através de um telefone, um controle, binóculo, ou até apenas um lápis ou canudo, estamos estendendo o alcance de nosso corpo através de um objeto pensado para tal.

Qual seria o limite dessa extensão? Poderíamos dizer que é o próprio corpo em si, mas seria uma subestimação.



JC Sheitan Tenet é o primeiro tatuador do mundo a realizar seu trabalho utilizando um mix de prótese com máquina tatuadora em seu braço. Foi um projeto em conjunto entre o mesmo e o artista Jean-Louis Gonzal, e a máquina foi otimizada em seu design para favorecer o estilo abstrato de Sheitan, agregando ainda mais significado ao seu trabalho e tornando-o único.




Viktoria Modesta é cantora, modelo e auto-proclamada "artista biônica". Lidando com uma perna deficiente, ela por fim optou por uma amputação voluntária, visando preservar sua saúde e melhorar sua mobilidade com o uso de uma prótese. Desde então, Viktoria é conhecida pelos icônicos designs de sua prótese, a incorporando à sua própria identidade e desafiando as normas e impressões de beleza alterada, ou "o corpo como conceito de arte".



Fotos de Mateus Bruxel


Adalberto Fortes, o Mágico das Bicicletas, é um mecânico do Rio Grande do Sul que, primeiramente motivado por uma ONG local, projeta bicicletas desconstruindo seu design e as reimaginando para deficientes. Utilizando materiais reutilizados, seu primeiro trabalho foi uma bicicleta "dupla" para que deficientes visuais possam pedalar enquanto outra pessoa guia o veículo. Ele também criou uma bicicleta para cadeirantes, em que é possível acoplar a cadeira, com os pedais posicionados no guidão para serem movidos pelas mãos. Hoje, Adalberto equilibra seu trabalho como mecânico com o trabalho voluntário.


Estes são apenas alguns exemplos do papel essencial do design no contato com o mundo e com nós mesmos. É um incentivo a entender os cinco sentidos, sejam eles vividos por nós ou por outros, e a explorá-los como ferramentas de imersão maior na realidade através da tecnologia.

Kommentare


Die Kommentarfunktion wurde abgeschaltet.

Design e Expansão dos Sentidos

bottom of page